Raça alemã criada entre 1955 e 1964. New Hampshire, Rhode Island e Wyandotte contribuíram para a sua formação. Raça de tamanho médio, excelente produtora de ovos com casca branca.
Características morfológicas
Cabeça pequena com crista rosa aderindo ao crânio. Olhos com íris vermelho alaranjado. Bico forte e amarelo. Caxumba média e vermelha, wattles médios longos. Pescoço longo com capa abundante. Largo, longo e ligeiramente inclinado para trás posteriormente. Asas perto do corpo. Cauda média, carregada alta nas costas, com foices não muito longas. Pernas médias longas com tarso amarelo.
Peso médio:
- Gaules 2,75-3,0 kg - Galinhas 2,0-2,25 kg
As variedades permitidas pelo padrão italiano são: castanho dourado de cauda negra, preto, branco, pescoço de ouro vermelho.
A variedade anã (Zwerg-Dresdener)
Galo e galinha de Dresdener
Galo e galinha de Zwerg-Dresdener
Padrão da raça - FIAV
I - GERALIDADES
Origem Raça criada em Dresden a partir de Wyandotte, Rhode Island e New Hampshire. A primeira variedade foi Bruno Coda Nera.
Ovo Peso mínimo g. 55 Cor da concha: amarelo acastanhado.
Anel Galo: 20 Galinha: 18
II - TIPO E ENDEREÇOS PARA A SELEÇÃO
Frango de dupla finalidade rústico e de rápido crescimento.
III - PADRÃO
Aparência e características gerais da raça 1- FORMULÁRIO Tronco: de comprimento médio, largo, profundo e bem arredondado. Cabeça: pequena. Bico: forte o suficiente; amarelo a cor de chifre. Olhos: íris laranja-vermelho. Crista: cordilheira rosa, bastante larga na base; espinho que segue a linha da nuca. Bargigli: comprimento médio. Rosto: vermelho; presença de pequenas penas. Caxumba: tamanho médio; vermelho. Pescoço: comprimento médio, com capa rica. Ombros: largos, pouco evidentes. Dorso: largo, comprimento médio, levemente rimontante. Garupa grande e cheia, subindo levemente em direção à cauda. Asas: bem apertadas ao corpo. Cauda: de comprimento médio, não muito longa em forma de foice; vazão média e um pouco aberta. Na galinha realizada um pouco menos detetada do que no galo. Peito: largo e cheio. Pernas: pernas fortes e pouco evidentes. Tarso de comprimento médio; Histórias de detetive. Comprimento médio e dedos bem abertos. Barriga: bastante larga e cheia.
2 - PESOS GALO: Kg. 2,75 - 3,0 HEN: Kg. 2,0 - 2,25
Defeitos graves: Forma triangular; coluna inclinada para as costas, carpa ou curta, fortemente côncava; esqueleto grosso; hábito muito detetado ou muito baixo; crista muito grossa; ficha detetada verticalmente; branco na caxumba.
3 - PLUMAGEM Conformação: larga e bem apertada ao corpo.
IV - CORES
MARROM DOURADO COM CAUDA PRETA
GALO Cabeça marrom dourada. Capa e alcatra marrom dourada que clareia levemente para baixo; chamas negras na parte inferior da capa. Costas, ombros e pequenos abrigos de asas marrom marrom apoiados. Remigrações marrons primárias com trato longitudinal preto ao longo da espinha nas barbas externas. Remiges secundários marrons dourados com trato longitudinal preto nas barbas internas. Peito, pernas e barriga marrom de intensidade média, que possivelmente devem se estender à plumagem anal. É permitido rabo preto com reflexos verdes, borda marrom em pequena célula falciforme. Jaqueta cor de salmão, um pouco de cinza tolerado. GALINHA Cabeça marrom dourada. Capa marrom dourada um pouco mais clara, com grandes chamas negras que se elevam um pouco mais do que no galo. Plumagem do pelo marrom dourado avermelhado, um pouco como a cor do peito do galo. Remiges como os do galo. Cauda preta, bainha marrom permitida em abrigos grandes. Casaco de cor salmão até cinzento. Defeitos graves: branco ou preto visível na plumagem da pelagem; traços farinhentos nos remiges e na cauda; capa fuligem; ausência do desenho na capa; desenhar no lanceolato da garupa; fortemente embaçado ou esbranquiçado; na galinha, a cor da pelagem marmoreia fortemente.
PRETO
GALLO e GALLINA Preto intenso com reflexos verdes. Casaco preto, no galo clareia na base, mais escuro na galinha. Parte superior do bico escuro tolerada. Defeitos graves: plumagem sem reflexos verdes; reflexos de bronze, penas de outra cor; fortes traços farinhentos nos remiges; Tarso com esmaltes escuros.
Cabeça e capa marrons douradas com chamas negras claras. Costas e pequenos abrigos de asa marrom-vermelho. Garupa marrom-dourada a marrom-avermelhada com poucas ou nenhuma chama. O design do peito e das pernas é composto por penas tripartidas: preto-cinza na base, marrom opaco no centro e uma paillette preta no final. De fato, o peito e as pernas aparecem pretos por fora com mais ou menos manchas marrons. Remiges secundários com barbas externas marrom escuro, barbas pretas internas, internas com salpicos marrons no final. Bandas de asa com o mesmo desenho tripartido que as penas no peito. Remiges primários pretos mates com borda marrom na parte externa e pimenta marrom na borda das barbas internas. Intenso timoneiro preto. Grandes foices negras com reflexos verdes, pequenas foices negras com bordas marrons. Barriga marrom opaca com pontas pretas. Casaco cinzento acastanhado.
GALINHA
Cabeça e capa marrom-avermelhadas, que mudam para marrom dourado para baixo, com chamas negras. Costas, garupa, ombros e asas enferrujam com salpicos pretos e espinha dourada. Remiges primários pretos mates com borda externa marrom e salpicos marrons no final das barbas internas. Remiges secundários marrons com pimenta preta. Cauda preta, abrigos com salpicos na ponta da caneta. Peito de salmão escuro, sem salpicos, alguma pulverização preta tolerada nas laterais. Pernas e barriga predominantemente acastanhadas, sombreadas em cinza na parte de trás sem parecer fuligem.
Defeitos graves:
Gallo: ausência do desenho tripartido; bainha nas penas do peito. Galinha: plumagem do peito com salpicos ou manchas pretas; bainha de luz forte; salpicar ou tricotar na plumagem do casaco; ausência do desenho da coluna vertebral; abrigos de asas com muito vermelho-marrom escuro; muita fuligem. Em ambos os sexos: traços farinhentos.