A granadilha (passiflora lingulares) é originária da América do Sul, pertence à família do maracujá e cresce em trepadeiras. A sua casca cor-de-laranja brilhante é dura, mas frágil. Tem o formato e tamanho de uma ameixa. A polpa é translúcida e gelatinosa, contém muitas sementes pretas comestíveis. O seu sabor é agridoce.
A granadilha é cor de laranja e a casca continua firme mesmo depois de madura. Algumas manchas castanhas são sinal de que estão maduras. Muitas manchas ou pele totalmente castanha significa que já passaram do ponto ideal. Não se dão bem no frigorífico.
A granadilha é normalmente comida ao natural. Pode, contudo, ser transformada numa deliciosa gelatina, servir de recheio de tartes ou de coberturas glacé. As sementes também se utilizam em saladas de fruta.
É conhecida nalgumas áreas de onde é originária como "o fruto das crianças". Contém substâncias que ativam o crescimento do timo, o órgão situado no pescoço, que produz linfócitos para o sistema imunitário. Contém Proteínas, Fibra, Cálcio, Fósforo, Ferro, Niacina e Ácido ascórbico.